Martinho Lutero nasceu na cidade Alemã de Eisleben, no dia 10 de novembro de 1483. Seu pai e sua mãe, João e Margarida, educaram a ele e seus irmãos com muita disciplina e fervor a Deus.
Aos 14 anos matriculou-se na Escola Superior de Latim, em Magdeburgo, onde encontrou pela primeira vez uma Bíblia. Em 1502, Lutero conquistou o título de bacharel em Filosofia e, em 1505, o de mestre em artes.
A pedido de seu pai, Lutero ingressou no curso de Direito, no entanto, logo perdeu o interesse pela matéria, e vivia atormentado por questões como: Por que Deus é um juiz tão severo? Como posso ir para o céu? Mas, por mais que quisesse agradar a Deus com sua vida, não pode achar a deseja paz de espírito.Lutero entrou para o convento de frades mendicantes, o mais rígido de Erfurt. Seu pai negou-lhe licença para tal.
Mas, Lutero continuou firme no seu propósito, sendo ordenado como monge a 27 de fevereiro de 1507. Mesmo assim, não encontrava a tão sonhada paz de espírito.
Ao passar do tempo, com seus estudos, viagens, pregações, debates e meditação na Palavra de Deus, Lutero percebeu que a Igreja da época estava errada em tentar vender a salvação para as pessoas. Muitas pessoas pobres, incultas e fracas na fé e no conhecimento da Palavra de Deus compravam documentos que lhes garantiriam o perdão dos pecados passados, presentes e futuros. Estes documentos eram conhecidos como "indulgências".
Nenhum comentário:
Postar um comentário